Imagem: SEPLANDES.
Imagem: SEPLANDES.

Segundo o Blog do Gusmão na sexta-feira (24), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) embargou obra do grupo Cidadelle na praia do sul, em Ilhéus. A ação contou com o apoio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Ilhéus (Seplandes) e da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA).

De acordo com os fiscais, o empreendimento desmatou área do bioma Mata Atlântica, sem a devida autorização dos órgãos competentes. O desmatamento só pode ser realizado com a anuência federal do IBAMA ou do órgão estadual, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Segundo nota da Prefeitura de Ilhéus, após denúncia, as equipes de fiscalização trabalharam durante toda a sexta-feira no local e “constataram o desmatamento irregular de grande área”.

Além disso, diz a nota, “o empreendimento descumpriu condicionante da licença ambiental, pois não apresentou a Autorização de Supressão de Vegetação (ASV). O documento deveria ter sido apresentado para a antiga Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema), mas isso não aconteceu. O embargo foi uma medida acautelatória, ou seja, para evitar maiores prejuízos ao meio ambiente e ao devido processo de licenciamento ambiental”.